GOVERNO DEVE “PRESTAR ESPECIAL ATENÇÃO” AO FINANCIAMENTO DAS PME

Published on Jul 27 2012 // Economia, News
Share Button
ocde-recomenda-cuidado-ao-governo-as-pme-empresas

|DR|

O Governo deve “prestar especial atenção” ao financiamento das pequenas e médias empresas (PME), e reprogramar fundos comunitários para as ajudar.

No Relatório sobre a Economia Portuguesa 2012, os técnicos da OCDE notam as dificuldades de financiamento que prejudicam atualmente a economia portuguesa e afirma que, “em termos gerais, as PME têm sido mais afetadas que as grandes empresas, algumas das quais têm acesso a financiamento externo”.

A organização sediada em Paris considera que “devem ser identificados recursos adicionais de forma a dar financiamento ou garantias para as PME viáveis, o que poderá exigir aprovação adicional da Comissão Europeia”. Ou seja, os fundos comunitários devem ser reprogramados para financiar as PME.

O Governo deve “usar melhor os fundos estruturais e de coesão da UE para mitigar os efeitos dos cortes na despesa”. A OCDE sugere transferir estes fundos de “projetos de infraestrutura parados” para “desafios económicos mais urgentes” – nomeadamente o financiamento das PME, “através de linhas de crédito”.

Fonte: Diário Economico

comment closed