COMBUSTÍVEIS VOLTAM A SUBIR NA PRÓXIMA SEMANA

Published on Jul 14 2012 // Economia, News
Share Button
|DR|



O preço do gasóleo e da gasolina volta a subir entre um e dois cêntimos a partir de segunda-feira, reflectindo as cotações médias dos dois combustíveis nos mercados internacionais.

A evolução das cotações nos mercados internacionais permite antecipar uma subida entre um e dois cêntimos no preço da gasolina e do gasóleo, segundo fonte do sector.

O preço médio do gasóleo actualmente é de 1,394 euros por litro, enquanto a gasolina custa em média 1,605 euros por litro, segundo a informação disponibilizada pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tendo como referência os preços de 2.599 postos de abastecimento em Portugal continental.

A Agência Internacional de Energia (AIE) manteve quase inalterada a previsão de procura de petróleo para 2012, acreditando que haverá um ‘congelamento’ dos preços e exclui o cenário de um novo aumento que atinja o pico de Março.

Apesar da crise económica, a Agência de Energia prevê uma aceleração do crescimento da procura em 2013, com aumento de um milhão de barris por dia, mesmo que a recuperação económica “moderada” deva ser menor do que o esperado no próximo ano.

No seu relatório mensal, a AIE espera que a procura em 2012 atinja os 89.900 milhões de barris diários, um pouco abaixo dos 15.000 barris por dia em relação à sua última estimativa, sendo que, para 2013, a previsão é de 90.900 milhões de barris por dia.

Embora reconhecendo que “os fundamentais dos mercados estão claramente distendidos desde o início do ano”, a agência acredita que “os riscos de oferta são susceptíveis de provocar, pelo menos, uma estabilidade dos preços em 2012″, apesar do acentuado declínio da cotação do petróleo observado nos últimos três meses.

www.publico.pt

comment closed