PORTAS NA CHINA

Published on Jul 03 2012 // News, Política Portuguesa
Share Button
|DR|

China deseja sucesso às reformas económicas em Portugal

O ministro Paulo Portas iniciou hoje a parte mais importante da sua viagem à China com uma deslocação pouco oficial: ao Templo do Céu. Não será por acaso que o fez antes de iniciar uma série de encontros oficiais em Pequim durante os próximos quatro dias, é que esta visita ao templo garante, segundo os costumes chineses, boa sorte.

Parece que resultou pois minutos depois, no primeiro encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, foi brindado com palavras muito elogiosas sobre a sua pessoa e o significado desta visita oficial. É certo que os termos em que o ministro Yang Jiechi as pronunciou são protocolares, mas o facto de referir “o Sr. Ministro é muito importante” como complemento dos objetivos da deslocação mostram que que as autoridades acompanham a sua presença com atenção.

Aliás, o ministro chinês foi muito direto ao afirmar o interesse na “cooperação estratégica com Portugal a nível global”, depois de ter especificado que a China acompanha com muito interesse o processo de reformas económicas em Portugal: “O Sr. Ministro e o seu Governo fizeram grandes esforços na área da economia e gostaríamos de dar votos de sucesso para as vossas reformas.” Paulo Portas respondeu ao governante chinês com a “reafirmação do interesse na parceria estratégica com a China” e fez questão de referir que “as relações entre os dois países são centenárias e sem conflitos”.

Após a reunião, seguida de um almoço com o seu homólogo chinês, Paulo Portas reunir-se-á com o presidente da State Grid, a empresa que recentemente adquiriu parte das ações da REN.

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2644787

comment closed